Após o uso do Cartão VExpenses para compras com os valores disponibilizados pela empresa, é indicado que seja realizado o processo de prestação de contas.
O processo de prestação de contas se refere a comprovação dos gastos, indicando em cada uma das despesas seus respectivos comprovantes, tipos de despesas, centros de custos e outras informações necessárias.
Neste artigo, ensinaremos como o processo de prestação de contas pode ser realizado através de nosso aplicativo ou site!
Sumário:
1. Prestação de Contas do Cartão VExpenses - APP
2. Prestação de Contas do Cartão VExpenses - WEB
PASSO A PASSO - PRESTAÇÃO DE CONTAS - APP
OBS: Se o seu cartão for um Cartão Empresarial, antes de seguir os passos abaixo, é necessário ir até o menu de perfil e selecionar a opção "Realizar Ações Como..." escolhendo o nome do seu cartão. No entanto, se o seu tipo de cartão é o Cartão Individual, esse passo não é necessário.
1. Para iniciar o processo de prestação de contas, vá até a página inicial do aplicativo e selecione "Criar Relatório"
2. Adicione uma descrição (nome) para seu relatório e um centro de custo entre as opções disponíveis.
3. Os gastos realizados com o cartão são lançados automaticamente após as transações serem realizadas, não sendo necessário que o usuário crie os gastos manualmente, mas, sim, que apenas preencha algumas informações adicionais.
Para encontrar os gastos de cartão lançados em sua conta, clique na aba de "Despesas" e verifique quais despesas estão lançadas com a forma de pagamento "Cartão VExpenses" para realização da prestação de contas.
4. Selecione a despesa que deseja editar.
As despesas de cartão já possuem as informações de: Descrição,
Data, Valor e Forma de Pagamento, preenchidas de forma automática.
Para executar a prestação de contas é necessário adicionar mais algumas informações em sua despesa, sendo elas:
- Tipo de Despesa (entre os tipos de despesas disponíveis escolha a que mais se adequa com o gasto)
- Relatório (adicione a despesa em um relatório que foi previamente criado)
- Centro de Custo (escolha entre um dos centros de custos disponíveis)
- Projeto (se a sua empresa utilizar o campo de projeto, escolha o projeto desejado)
No preenchimento das despesas o usuário irá indicar em qual relatório os gastos serão adicionados. Após ter inserido os gastos desejados no relatório, é necessário realizar o envio para aprovação e validação da sua empresa.
5. Para prosseguir com o envio do relatório, no menu principal, selecione "Mais" e clique em "Relatórios", onde é possível visualizar todos os relatórios criados em sua conta.
6. Em seguida, entre no relatório desejado e clique em "Enviar Relatório"
.
Os aprovadores de sua empresa receberão o relatório para validação, podendo aprová-lo ou reprová-lo. Caso a reprovação seja feita, é necessário reabrir o relatório, realizar os ajustes necessários e enviar novamente para aprovação da empresa.
PASSO A PASSO - PRESTAÇÃO DE CONTAS DO CARTÃO VEXPENSES - WEB
OBS: Se o seu cartão for um cartão empresarial, antes de seguir os passos abaixo, é necessário ir até o menu de perfil e selecionar a opção "Realizar Ações Como..." escolhendo o nome do seu cartão. No entanto, se o seu tipo de cartão é o Cartão Individual, esse passo não é necessário.
1. Para iniciar o processo de prestação de contas, dentro do site, vá até a aba "Relatórios"
2. Clique em "Adicionar Relatório" (WEB)
3. Adicione uma descrição (nome) para seu relatório e um centro de custo entre as opções disponíveis.
4. Na aba de "Despesas", verifique os gastos com a forma de pagamento "Cartão VExpenses" e o ícone de cartão ao lado. Clique sobre a despesa que deseja editar para abri-la.
5. Clique sobre o gasto que deseja preencher e adicione as informações de: Tipo de Despesa, Relatório, Centro de Custos e Projeto.
6. O usuário pode ir alimentando seu relatório com todas os gastos de cartão desejados, e, após a finalização do preenchimento das despesas, é possível ir dentro da aba "Relatórios" para encontrar o relatório que deseja enviar.
7. Ao encontrar o relatório, ao lado de seu nome, clique "Ações" e "Enviar para Aprovação"
Os aprovadores de sua empresa receberão o relatório para validação, podendo aprová-lo ou reprová-lo. Caso a reprovação seja feita, é necessário reabrir o relatório, realizar os ajustes necessários e enviar novamente para aprovação da empresa.
Caso tenha dúvidas ou dificuldades com o uso, entre em contato conosco pelo chat de suporte ou pelo e-mail: suporte@vexpenses.com, teremos o prazer de te ajudar!