Sua empresa utiliza a funcionalidade de saques com o Cartão VExpenses, mas possui dúvidas sobre como o processo de prestação de contas dessas despesas deve acontecer?
Nesse artigo explicaremos detalhadamente sobre como os usuários devem prestar contas de despesas pagas com saques!
Sumário
1. Prestação de contas para saques com o cartão - Site
2. Prestação de contas para saques - APP
PRESTAÇÃO DE CONTAS PARA SAQUES COM O CARTÃO VEXPENSES - SITE
1. Para realizar um saque, o utilizador do cartão deve ir até um caixa 24 horas credenciado pela rede Cirrus. Saiba mais sobre como sacar no artigo: Como realizar saques com o Cartão VExpenses.
2. Após a realização do saque, será gerado na aba de "Saques/Adto", da conta vinculada ao Cartão, um registro de saque, tal como exemplo abaixo:
Além disso, no extrato do cartão do usuário, também é gerado um registro do saque, bem como da tarifa cobrada pelo saque realizado.
O saque não gera uma despesa automática, tal como as transações realizadas com o Cartão VExpenses. Isso porque, quando um usuário realiza um saque, ele pode utilizar o valor para comprar diversos itens diferentes, então, o processo ideal é que a cada compra realizada com o dinheiro sacado seja prestada conta de uma despesa.
3. Para isso, no site o usuário deve entrar na aba "Despesas" e selecionar a opção "Adicionar Despesa"
4. Em seguida, é necessário preencher os campos da despesa, de acordo com o item que foi comprado com o valor sacado.
Caso você tenha comprado vários itens com o total sacado, crie uma despesa para cada item. A despesa deve ser preenchida com as informações de:
- Comprovante (adicione uma imagem ou PDF que que comprove o pagamento realizado)
- Moeda e valor (de acordo com o total gasto)
- Tipo (de acordo com o tipo que mais se adequa ao gasto realizado)
- Data (de acordo com a data da compra)
- Relatório (para inserir sua despesa em um relatório já criado)
- Centro de custo (escolha 1 centro de custo de acordo com as opções)
- Forma de pagamento (Escolha "Saque VExpenses")
- Observações (para algumas empresas é opcional, mas você pode adicionar para dar mais detalhes para sua despesas)
- Projeto (para algumas empresas é opcional, mas caso sua empresa utilize, preencha o campo de acordo com as opções e o rateio devido).
5. Ao finalizar o preenchimento, clique em "Salvar"
6. A despesa deve ser inserida em um relatório e esse relatório deve ser enviado para aprovação da sua empresa.
Para isso, entre na aba "Relatórios" e acesse o relatório onde essa despesa está inserida.
7. Em seguida, clique em "Ações" e "Enviar para aprovação"
8. Confirme o envio para aprovação e o relatório será enviado para os aprovadores da sua empresa validarem as despesas contidas nele.
9. Conforme as despesas de prestação de contas de saque são aprovadas, são gerados registros na aba de "Saque/adto" que retiram o débito do valor sacado pelo usuário. Dessa forma, ele fica em quite com a empresa, pois já prestou conta do que gastou com a forma de pagamento "Saque VExpenses" e esses gastos foram aprovados.
- No exemplo acima temos um total de saques realizados de
370 reais.
- Em seguida, o usuário prestou conta dos 370 sacados.
- Isso o deixou com um saldo de 0, pois não está mais
devendo nenhuma prestação de contas de saque para a empresa.
OBS: É importante ressaltar que as despesas de prestação de contas dos saque só aparecerão na aba saques/adto quando o relatório em que estão inseridas estiver com o status "Aprovado" e feitas com a forma de pagamento "Saque VExpenses".
PRESTAÇÃO DE CONTAS PARA SAQUES COM O CARTÃO VEXPENSES - APP
1. Sempre que um cartão tiver um saque realizado, será gerado um registro de saque no extrato do cartão. Para isso, basta acessar a conta onde o cartão está vinculado, e clicar em "Acessar meu cartão" para visualizar o extrato.
O saque não gera uma despesa automática, tal como as transações realizadas com o Cartão VExpenses. Isso porque, quando um usuário realiza um saque, ele pode utilizar o valor para comprar diversos itens diferentes, então, o processo ideal é que a cada compra realizada com o dinheiro sacado, seja prestada conta de uma despesa.
2. Para isso, no APP o usuário deve entrar na página principal e selecionar o menu "+" e selecionar a opção "Criar Despesa".
3. Em seguida, é necessário preencher os campos da despesa, de acordo com o item que foi comprado com o valor sacado.
Caso você tenha comprado vários itens com o total sacado, crie uma despesa para cada item. A despesa deve ser preenchida com as informações de:
- Comprovante (adicione uma imagem ou PDF que que comprove o pagamento realizado)
- Moeda e valor (de acordo com o total gasto)
- Tipo (de acordo com o tipo que mais se adequa ao gasto realizado)
- Data (de acordo com a data da compra)
- Relatório (para inserir sua despesa em um relatório já criado)
- Centro de custo (escolha 1 centro de custo de acordo com as opções)
- Forma de pagamento (Escolha "Saque VExpenses")
- Observações (para algumas empresas é opcional, mas você pode adicionar para dar mais detalhes para sua despesas)
- Projeto (para algumas empresas é opcional, mas caso sua empresa utilize, preencha o campo de acordo com as opções e o rateio devido).
4. Ao finalizar o preenchimento, clique em "Salvar"
5. A despesa deve ser inserida em um relatório aberto e esse relatório deve ser enviado para aprovação da sua empresa.
Para isso, volte no menu do aplicativo e clique em "Relatórios".
6. Busque pelo relatório onde essa despesa está inserida e clique nele para abri-lo.
7. Em seguida, clique no relatório e selecione "Enviar para aprovação".
8. Confirme o envio para aprovação e o relatório será enviado para os aprovadores da sua empresa validarem as despesas contidas nele.