Os portadores de Cartão VExpenses Individual podem ter suas contas desativadas quando deixam a empresa em que trabalham ou quando não precisam mais possuir o cartão. Além disso, também é possível reativar contas que foram desativadas anteriormente!
Nesse artigo, te ensinaremos como esses passos podem ser realizados!
Sumário:
1. Retirada de valores disponíveis no cartão
2. Usuário não precisará mais utilizar o VExpenses
3. Usuário continuará utilizando a plataforma, mas não precisará mais ter um cartão
4. Como reativar o cartão de um usuário que teve o cartão desativado anteriormente?
Se o cartão do usuário for um cartão empresarial,
o passo a passo desse artigo não deve ser seguido, pois se
refere a usuários que são portadores de cartões individuais.
Para aprender a desvincular um membro do cartão empresarial,
leia o artigo: Cartão Empresarial | Como funciona e como ativar
RETIRADA DE VALORES DISPONÍVEIS NO CARTÃO
Primeiramente, antes de prosseguir com a desativação do cartão do usuário, é importante que a empresa faça a retirada dos valores disponíveis no cartão.
Para fazer a retirada de valores, é necessário ser um usuário gestor de contas e seguir o passo a passo descrito no artigo: Como adicionar ou retirar valores dos Cartões VExpenses.
USUÁRIO NÃO PRECISARÁ MAIS UTILIZAR O VEXPENSES
Quando o usuário irá deixar a empresa, ou não precisará mais utilizar o VExpenses, é necessário realizar a desativação do cadastro completo. Para isso, o administrador da empresa, deve:
1. Clicar em "Membros de Equipe" e selecionar a conta do usuário que deseja desativar
2. Selecionar "Desativar Membro"
3. Confirmar a desativação
Com essa desativação, o usuário não conseguirá mais realizar logins no VExpenses, nem utilizar o cartão no dia a dia, pois o cartão será bloqueado automaticamente. O gestor de contas também não visualizará o cartão para gerir valores e demais funcionalidades.
USUÁRIO CONTINUARÁ UTILIZANDO A PLATAFORMA, MAS NÃO PRECISARÁ TER UM CARTÃO
Nos casos em que a conta do VExpenses ainda precisa permanecer ativa, mas o cartão do usuário não precisará mais ser utilizado, é necessário que o gestor de contas da empresa realize o passo a passo:
1. Entre na aba de "Membros de Equipe" e busque pelo usuário que deve ter a conta de Cartão VExpenses bloqueada.
2. Ao entrar na conta do usuário, clique no botão "Bloquear Cartão". Assim, a conta de cartão do membro será desativada e ele não poderá mais utilizar seu cartão.
Se durante a desativação da conta de Cartão VExpenses do usuário, a empresa ainda estiver dentro de um período de cobrança de fatura vigente, o membro será cobrado na fatura como cartão ativo.
No entanto, nos próximos períodos de cobranças posteriores, com a conta de cartão desativada, o usuário não será mais cobrado, já que a conta de cartão foi desativada.
Para entender se a sua empresa ainda está dentro de um período de cobrança de fatura, durante a data de desativação do usuário, um usuário administrador da empresa pode acessar o Painel Financeiro e verificar o período de cobrança vigente, localizado no campo "Dados de Uso".
COMO REATIVAR O CARTÃO DE UM USUÁRIO QUE TEVE O CARTÃO DESATIVADO ANTERIORMENTE?
Se um usuário teve a conta de Cartão VExpenses desativada, mas continou com o cadastro de membro de equipe no VExpenses ativo, é possível realizar a reativação de sua conta de Cartão, para que ele possa voltar a utilizar seu cartão individual.
1. Para isso, basta que o gestor de contas entre na aba de "Membros de Equipe" e selecione o membro que terá a conta de cartão desbloqueada.
2. Em seguida, clique sobre o botão "Desbloquear Cartão"
3. Após a reativação, o usuário poderá voltar a utilizar o cartão, caso ainda tenha uma numeração/cartão físico consigo.
Caso não possua a numeração/cartão físico, é necessário que o gestor de contas da empresa solicite um novo cartão para que o usuário possa voltar a utilizar.
Caso precise de Suporte sobre o uso da plataforma, entre em contato com nosso time de Suporte via email: suporte@vexpenses.com para que possamos te ajudar!