Os portadores de Cartão VExpenses Individual podem ter suas contas desativadas quando deixam a empresa em que trabalham ou quando não precisam mais possuir o cartão. Além disso, também é possível reativar contas que foram desativadas anteriormente!
Nesse artigo, te ensinaremos como esses passos podem ser realizados!
Sumário:
1. Retirada de valores disponíveis no cartão
2. Desativar a conta de cartões
3. Como reativar a conta em cartão de um usuário que teve o cartão desativado anteriormente?
Se o cartão do usuário for um cartão empresarial, o passo a passo
desse artigo não deve ser seguido, pois se refere a usuários que
são portadores de cartões individuais. Para aprender a desvincular
um membro do cartão empresarial, leia o artigo:
Cartão Empresarial | Como funciona e como ativar
RETIRADA DE VALORES DISPONÍVEIS NO CARTÃO
Primeiro é importante que a empresa faça a retirada dos valores disponíveis no cartão.
Para fazer a retirada de valores, é necessário ser um usuário gestor de contas e seguir o passo a passo descrito no artigo: Como adicionar ou retirar valores dos Cartões VExpenses.
DESATIVAR A CONTA DE CARTÕES DO USUÁRIO
Para desativar a conta de cartões do colaborador, o Gestor de Contas da empresa, deve:
1. Clicar em "Membros de Equipe" e selecionar a conta do usuário desejado.
2. Selecionar a aba "Cartões" e "Bloquear conta de cartão".
3. Confirmar o bloqueio.
Dessa forma, a conta de cartões do colaborador será bloqueada e ele não conseguirá realizar ações no cartão.
Se durante o bloqueio da conta de Cartão VExpenses do usuário, a empresa ainda estiver dentro de um período de cobrança de fatura vigente, o membro será cobrado na fatura como cartão ativo.
No entanto, nos próximos períodos de cobranças posteriores, com a conta de cartão desativada, o usuário não será mais cobrado, já que a conta de cartão foi desativada.
Para entender se a sua empresa ainda está dentro de um período de cobrança de fatura, o administrador da empresa deve acessar o Painel Financeiro em configurações e verificar o período de cobrança vigente, localizado no campo "Dados de Uso".
4. Além disso, caso o colaborador não precise utilizar mais o cartão vinculado a conta, o gestor de contas deve enviar um e-mail para suporte@vexpenses.com solicitando o desvinculo e informando a necessidade do desvinculo, a numeração e o e-mail do portador do cartão.
COMO REATIVAR A CONTA EM CARTÃO DE UM USUÁRIO QUE TEVE O CARTÃO DESATIVADO ANTERIORMENTE?
Se um usuário teve a conta de Cartão VExpenses desativada, mas continuou com o cadastro de membro de equipe na VExpenses ativo, podemos reativar a conta de Cartão, para que ele possa voltar a utilizar seu cartão individual (quando não desvinculado), ou vincular um novo cartão.
1. Para isso, basta o gestor de contas ir em "Configurações", "Membros de Equipe" e selecionar o membro que terá a conta de cartão desbloqueada.
2. Em seguida, clique na aba "Cartões" e sobre o botão "Desbloquear Cartão".
3. Após a reativação, o usuário poderá voltar a utilizar o cartão, caso não tenha sido desvinculado e tenha uma numeração/cartão físico consigo.
Caso não possua a numeração/cartão físico, o gestor de contas da empresa deve solicitar um novo cartão para que o usuário possa voltar a utilizar.
Caso precise de Suporte sobre o uso da plataforma, entre em contato com nosso time de Suporte via e-mail: suporte@vexpenses.com para que possamos te ajudar!