Assim como os centros de custos, os projetos têm a função de ajudar a classificar cada despesa. Essa categorização permite que sejam gerados relatórios específicos de acordo com a segmentação criada. Além disso, é possível ratear despesas entre diferentes projetos, distribuindo o valor total gasto entre os projetos.
Essa funcionalidade não é obrigatória para criação da despesa, mas caso a sua empresa queira que esse campo seja obrigatório, basta configurar essa opção nas preferências da empresa, de acordo com o artigo: Como definir a obrigatoriedade de campos na despesa.
Nesse artigo ensinaremos como os projetos podem ser cadastrados diretamente no site do VExpenses!
PASSO A PASSO - CADASTRO DE PROJETOS
Para realizar o cadastro de formas de pagamento, é necessário ser um usuário administrador, que possui acesso a todas as configurações da empresa.
1. O primeiro passo é clicar em "Configurações" e depois na opção "Projetos".
2. Depois, clique em "Novo Projeto" no canto superior da tela.
3. Um painel com as informações solicitadas para o preenchimento será aberto. No entanto, apenas o campo "Nome" é obrigatório para criação do projeto. Ao finalizar o preenchimento, clique em "Próximo".
4. Em seguida, é necessário vincular os usuários que terão acesso a esse projeto. Assim, você poderá separar apenas os usuários que poderão visualizá-lo e adicioná-lo na despesa.
Para isso, selecione o nome dos usuários específicos, ou, se todos os usuários precisam visualizar e lançar despesas nesse projeto, clique em "Adicionar a todos os usuários". Ao terminar, clique em "Finalizar".
5. Ao finalizar, o projeto será criado e ficará disponível para ser utilizado nas despesas e relatórios dos membros vinculados. No futuro, caso queira fazer edições no nome desse projeto, basta acessar "Configurações > Projetos", buscar o nome do projeto e clique em "Editar".
6. Caso queira adicionar ou retirar membros em um projeto, clique em "Membros Vinculados" e faça as edições.