Você recebeu um adiantamento da sua empresa, realizou os gastos com o valor e agora precisa realizar a prestação de contas?
Nesse artigo te ensinaremos a como realizar a prestação de contas de adiantamentos através do aplicativo e site da VExpenses!
Sumário
1. Prestação de contas de adiantamentos no APP
2. Prestação de contas de adiantamentos no Site
PASSO A PASSO - PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ADIANTAMENTOS NO APP
1. Na página inicial do aplicativo, selecione no ícone (+) e escolha a opção "Criar Relatório".
2. Durante o preenchimento do relatório, clique sobre o ícone "Adiantamentos" e selecione o adiantamento concedido por sua empresa.
3. Dentro do relatório, adicione os gastos realizados com o valor adiantado por sua empresa. Para isso, clique em "Despesa/Percurso" e selecione "Adicionar Despesa".
4. Faça o preenchimento das despesas de acordo com os recibos e detalhes dos gastos realizados. Ao finalizar a inserção de todas as despesas, clique em "Enviar relatório" para que o relatório com todas as despesas seja enviado para aprovação da sua empresa.
5. Confirme o envio para aprovação e aguarde a validação da sua empresa. Seu relatório poderá ser aprovado ou reprovado, mas você será notificado do andamento da aprovação via email e notificações através do aplicativo!
Obs: Caso seu relatório seja reprovado, é necessário realizar o processo de ajustes nas despesas e reenvio para a aprovação. Saiba mais sobre esse processo no artigo: Como editar relatórios reprovados através do aplicativo
PASSO A PASSO - PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ADIANTAMENTOS NO SITE
1. O usuário deve entrar em sua conta e clicar na aba "Relatórios" para iniciar a criação de um novo relatório.
2. É necessário preencher uma descrição para o seu relatório, escolher um centro de custo e escolher qual adiantamento deseja vincular a ele. O adiantamento escolhido deve ser o utilizado pelo colaborador para realizar seus gastos.
3. Depois de preencher todas as opções, basta clicar em "Salvar".
4. Em seguida, é necessário alimentar esse relatório com as despesas que foram feitas com o valor do adiantamento.
1º Forma) Para isso, o colaborador pode ir ao relatório, clicar em "Ações" e "Adicionar Despesas".
2º Forma) Ou se preferir, é possível ir até o menu do site, clicar na aba "Despesas" e selecionar a opção de "Adicionar", para criar uma nova despesa.
Durante o preenchimento da despesa será necessário apontar em qual relatório ela será inserida. Sinalize o relatório onde o adiantamento foi vinculado e clique em "Criar despesa".
5. Ao criar as despesas e adicioná-las dentro do relatório, serão descontadas do adiantamento as despesas que estiverem com formas de pagamento "reembolsáveis" e configuradas para "dar baixa em adiantamentos". A própria empresa deve configurar essas duas características nas configurações das formas de pagamento.
Depois de adicionar todas as despesas no relatório, envie para aprovação e seu aprovador poderá aprová-lo ou reprová-lo.
Obs: Caso seu relatório seja reprovado, é necessário realizar o processo de ajustes nas despesas e reenvio para a aprovação. Saiba mais sobre esse processo no artigo: Como editar relatórios reprovados através do site