As formas de pagamento são cadastradas pelas empresas no VExpenses para que no momento das criações das despesas, os usuários possam informar qual foi a forma de pagamento utilizada para pagamento de cada gasto.
Sua empresa pode cadastrar formas de pagamento de acordo com as particularidades de uso da empresa e elas ficarão disponíveis para todos os usuários.
Nesse artigo explicaremos como realizar a criação das formas de pagamento diretamente pelo site do VExpenses!
PASSO A PASSO - CADASTRO DE FORMAS DE PAGAMENTO
Para realizar o cadastro de formas de pagamento, é necessário ser um usuário administrador, que possui acesso a todas as configurações da empresa.
1. O primeiro passo, é clicar em "Configurações" e buscar a opção "Formas de Pagamento".
2. Em seguida, clique em no botão “Nova forma de Pagamento” no canto superior direito da tela.
3. É necessário escrever um nome para essa forma de pagamento e adicionar as características que ela vai possuir. As opções disponíveis são:
- Reembolsável (ao selecionar essa opção, a despesa será considerada como reembolsável. Caso ela não seja selecionada, será considerada como não reembolsável)
- Baixar esta forma de pagamento de saldo adiantamento (essa opção faz com que se exista um adiantamento vinculado no relatório onde essa forma de pagamento está adicionada, essa forma debitará do saldo total do adiantamento)
- Vínculo de adiantamento obrigatório no relatório (essa opção faz com que despesas com essa forma de pagamento apenas possam ser inseridas se o relatório possuir um adiantamento vinculado)
- Forma de pagamento exclusiva por relatório (ao selecionar essa opção, apenas essa forma de pagamento poderá ser incluída no relatório. Sendo assim, um relatório onde ela está inserida não poderá ter mais formas de pagamentos)
4. Ao finalizar o preenchimento, clique em "Salvar" e a forma de pagamento será cadastrada com sucesso, disponível para todos os usuários da empresa.
Caso deseje excluir alguma forma de pagamento, é só clicar no botão vermelho chamado "Excluir", localizado na linha da forma de pagamento.
Para editar uma forma de pagamento já existente, basta clicar sobre ela e a opção de configuração será aberta:
É importante configurar as formas de pagamento da maneira que mais se adeque a rotina de seus funcionários. Por isso, aconselhamos que você exclua os tipos de forma de pagamento que já vêm inseridas no nosso sistema, caso você não as utilize.
Por exemplo, se você utiliza o nome “Recursos Próprios” para identificar uma despesa, independentemente de a despesa ter sido paga com o cartão pessoal do funcionário ou com o dinheiro em espécie, exclua a opção “Cartão Pessoal” e “Dinheiro” e crie a opção “Recursos Próprios”.
Isso evitará que o usuário tenha dúvidas na hora de escolher uma opção e que haja duas despesas diferentes que seguem o mesmo processo de reembolso.