Você sabia que além da opção para os administradores criarem adiantamentos também temos a opção para o próprio usuário solicitá-lo diretamente para o aprovador?
Através da funcionalidade de "Solicitação de Adiantamentos", o próprio usuário pode solicitar o valor para a empresa, que pode aprovar ou reprovar a solicitação.
Para obter essa funcionalidade, a empresa deve entrar em contato com o time de Suporte do VExpenses, através do email: suporte@vexpenses.com, que ativará a funcionalidade que funciona gratuitamente.
Sumário
1. Solicitação de adiantamentos através do aplicativo
2. Solicitação de adiantamentos através do site
SOLICITAÇÃO DE ADIANTAMENTOS ATRAVÉS DO APLICATIVO
1. Primeiramente, o usuário deve acessar o menu inicial do aplicativo, clicando na opção (+).
2. Em seguida, é necessário clicar em "Criar Relatório" e realizar o preenchimento das informações de "Descrição" e "Centro de Custos". Saiba mais sobre o processo de criação de relatórios no artigo: Como criar relatórios através do aplicativo
3. Após preencher as informações, é necessário clicar em "Salvar" para que o relatório seja criado.
4. Dentro do relatório, é necessário adicionar uma despesa contendo o valor que será solicitado para a empresa. Para isso, clique na opção "Despesa/Percurso"
5. A despesa deve ser preenchida com as informações de:
- Descrição (que pode ser utilizada para descrever o motivo do valor solicitado para a empresa)
- Moeda
- Valor (de acordo com o valor solicitado)
- Tipo de despesa (deve ser escolhida a opção "Solicitação de Adiantamento")
- Data (de acordo com a data em que o valor está sendo pedido)
- Relatório (é necessário vincular o relatório criado anteriormente, para que a despesa seja inserida dentro dele)
- Centro de Custos (é necessário escolher uma opção entre as disponíveis)
- Forma de Pagamento (caso a sua empresa tenha colocado esse campo como obrigatório, basta adicionar uma das opções disponíveis)
- Observações (realize o preenchimento caso sua empresa utilize esse campo)
- Projeto (realize o preenchimento caso sua empresa utilize esse campo)
6. Ao finalizar o preenchimento da despesa, clique em "Salvar" e prossiga para o passo final.
É necessário enviar o pedido de adiantamento para sua empresa. Para isso, selecione a opção "Enviar para aprovação", dentro do relatório, e confirme o envio.
Os aprovadores de sua empresa receberão a solicitação de adiantamento e poderão aprová-la ou reprová-la. Com a aprovação, o registro de adiantamento é criado e você já pode prosseguir para a prestação de contas do adiantamento.
SOLICITAÇÃO DE ADIANTAMENTOS ATRAVÉS DO SITE
1. O usuário deve iniciar o processo realizando a criação de um relatório. Para isso, basta ir até o menu lateral esquerdo do site e selecionar "Relatórios".
2. Em seguida, basta selecionar a opção "Adicionar relatório". Na criação do relatório é obrigatória a inserção de uma descrição (título) e o vínculo de 1 centro de custo.
3. Após criar o relatório, o usuário deve prosseguir com a criação de uma despesa de solicitação de adiantamento. Para isso, é possível entrar dentro do relatório, clicar em "Ações" e selecionar "Adicionar Despesa.
Ou, se preferir, o usuário pode ir diretamente no menu "Despesas" do site e clicar em "Adicionar" para criar uma nova despesa e vinculá-la no relatório que já foi criado anteriormente.
Nessa despesa, é preciso inserir as informações de:
- Descrição (Adicione um título para sua solicitação de adiantamento)
- Moeda (De acordo com a moeda em que o adiantamento será pago)
- Valor (De acordo com o valor solicitado)
- Tipo de despesa (Deve ser escolhida a opção "Solicitação de Adiantamento")
- Data (De acordo com a data em que o valor está sendo pedido)
- Centro de Custos (Adicione 1 centro de custo entre as opções disponíveis)
- Forma de Pagamento (Adicione 1 forma de pagamento para a solicitação)
- Projeto (Adicione entre 1 ou 50 projetos, caso sua empresa utilize esse campo)
- Observações (Adicione mais detalhes para o seu pedido, se necessário)
É obrigatória a inserção do tipo "Solicitação de Adiantamento",
para que seja gerado uma solicitação de adiantamento.
4. Ao finalizar o preenchimento das informações, basta selecionar "Salvar" para que a despesa seja criada e inserida dentro do relatório criado anteriormente.
5. Em seguida, é necessário realizar o envio desse relatório para aprovação, pois quando a empresa realizar a aprovação, o valor será concedido ao usuário e um registro de adiantamento será criado em seu nome.
Para enviar o relatório para aprovação, basta entrar dentro do relatório, selecionar a opção "Ações" e clicar em "Envio Para Aprovação".
6. Posteriormente, quando o usuário realizar gastos com o valor enviado pela empresa, ele deve criar um novo relatório, vinculando esse adiantamento, para que possa prestar contas dos gastos feitos. Para saber como realizar a prestação de contas de adiantamentos, consulte o artigo: Prestação de contas de adiantamentos através do site.