Para maior segurança dos seus dados, implementamos a Chave de Segurança na alteração de perfil do usuário para administrador, um mecanismo adicional para proteger ações sensíveis dentro da plataforma.
O principal objetivo desta funcionalidade é garantir que a atribuição de permissões administrativas seja feita de forma validada, evitando alterações indevidas.
Sumário:
COMO FUNCIONA?
A Chave de Segurança é uma camada extra de autenticação exigida ao alterar o tipo de perfil de usuário para "Administrador" na tela Configurações > Membros de Equipe.
Ao tentar conceder a permissão de Administrador a um usuário normal ou intermediário, será solicitada uma chave de acesso, garantindo que apenas usuários autorizados realizem essa mudança.
⚠️ Atenção: Essa validação de segurança será realizada apenas para Administradores que já possuem algum tipo de autenticação ativa na plataforma.
FLUXO DE FUNCIONAMENTO
O processo é iniciado em Configurações > Membros de Equipe, quando um administrador seleciona o usuário desejado e altera o perfil desse usuário para "Administrador".
Portanto, existem dois cenários possíveis no momento de salvar essa alteração:
1. O Administrador Ainda Não Tem a Chave de Segurança Cadastrada:
- Ao selecionar a opção "Administrador", surgirá uma mensagem de aviso.
- Ao clicar em "Salvar", você será solicitado a cadastrar sua Chave de Segurança.
- Insira a chave desejada e clique em "Continuar".
- Pronto! A chave de segurança será cadastrada e a alteração concluída.
2. O Administrador Já Tem a Chave de Segurança Cadastrada:
- Ao selecionar "Administrador", surgirá uma mensagem de aviso.
- Ao clicar em "Salvar", será solicitado que você insira sua Chave de Segurança na tela que aparecerá.
- Pronto! Após a confirmação, a mudança de perfil de usuário será realizada com sucesso.
COMO OCORREM OS BLOQUEIOS?
Para evitar ações indevidas, há um limite de tentativas de acerto da Chave de Segurança. Você será alertado sobre quantas tentativas restam.
- Bloqueio de 1 Hora: Se a chave for digitada incorretamente 3 vezes, o usuário que está realizando a alteração será bloqueado por 1 hora para novas tentativas dessa ação.
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Bloqueio de 24 Horas: Se, após o bloqueio de 1 hora, esse mesmo usuário errar a chave novamente por 3 vezes, ele será bloqueado por 24 horas.
Neste caso, é sugerido aguardar o período ou entrar em contato com o suporte.
Se o usuário fizer uma ou duas tentativas erradas e fechar a tela, as tentativas erradas
ainda serão contadas se ele tentar novamente. As tentativas são zeradas somente após 1 hora
do último erro.⚠️Importante: Atualmente, não há uma opção de redefinição da Chave de Segurança dentro da plataforma. Em caso de esquecimento ou outro problema, é necessário entrar em contato com a nossa equipe de suporte para obter auxílio.
Caso precise de Suporte sobre o uso da plataforma, entre em contato com nosso time de Suporte via e-mail: suporte@vexpenses.com para que possamos te ajudar!