A política de despesas por projeto, é uma configuração que substitui a política de despesas por membros de equipe, de forma que os projetos da empresa são atrelados as política cadastradas.
Com essa funcionalidade é possível que o colaborador esteja em várias políticas ao mesmo tempo.
Nesse artigo, explicaremos detalhadamente sobre essa funcionalidade, como ativá-la e suas regras.
Sumário
1. Como ativar a política de despesas por projeto
3. Como configurar a política de despesas por projeto
COMO ATIVAR A POLÍTICA DE DESPESAS POR PROJETO
Para ativar esse método de política, é necessário que um administrador da conta entre em contato como nosso time de suporte, através do email suporte@vexpenses.com.
É importante ressaltar que assim que essa modalidade é ativada, o tipo de política de despesas por membro de equipe (padrão da plataforma) não fica mais disponível, e a empresa precisará configurar todas as políticas novamente, na modalidade de vínculo por projeto.
COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?
No momento de cadastrar suas despesas, o colaborador deve selecionar um projeto na despesa.
Considerando o projeto escolhido, o sistema entenderá que o usuário deve seguir as regras da política onde aquele projeto está vinculado.
Para isso, apenas é necessário que ele esteja vinculado a um projeto previamente. Para saber como vincular projetos aos seus colaboradores, leia o artigo: Cadastro de Projetos.
PASSO A PASSO - CADASTRO DE POLÍTICAS DE DESPESAS POR PROJETO
1. Primeiramente, é necessário clicar no menu "Configurações"
2. Em seguida, selecione a opção "Políticas de Despesa”
3. Você pode criar uma nova política do zero, clicando em "Criar Política de Despesa", ou adicionar um projeto em uma política já existente.
4. Para adicionar um projeto em uma política existente, clique em "Projetos Vinculados"
5. Você poderá selecionar o projeto que deseja e clicar em "Salvar".
A partir disso, toda vez que um usuário selecionar o projeto que está vinculado a essa política, ele deverá seguirá as regras estabelecidas por ela.
CASOS EM QUE O USUÁRIO UTILIZA MAIS DE UM PROJETO NA DESPESA
A validação dos limites poderá ser realizada levando em consideração os rateios adicionados na despesa ou o valor total da mesma.
Para isso, é necessário configurar que a política de despesa considera o total do rateio. Para essa configuração, realize o passo a passo abaixo:
1. Entre na política desejada
2. Selecione a caixa "Considerar o total do rateio para aplicar a validação do limite"
Quando este campo estiver marcado, o valor que será utilizado para a validação da política será o valor relativo ao percentual que o rateio possui.
Por exemplo: Despesa de R$10,00 com rateio de 50% para cada projeto. O valor que será usado para verificar se a despesa ultrapassa a política será de R$5,00 que é 50% do valor da despesa.
Quando esta opção não estiver marcada, o valor considerado na validação será o valor total da despesa.
3. Por fim, clique em "Salvar Todos".
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso Suporte através do email: suporte@vexpenses.com, ou através de nosso chat online, localizado no canto direito de sua tela!