Quer excluir uma despesa da plataforma? Neste artigo, você confere quando essa ação é permitida e o passo a passo para cada tipo de despesa.
Sumário
DESPESA MANUAL
A despesa manual é aquela criada pelo próprio colaborador na plataforma, seguindo o caminho: Aba de Despesas > Nova despesa > Despesa manual.
A exclusão dessa despesa só é possível se a despesa estiver em um dos status abaixo:
Avulsa: a despesa ainda não foi vinculada a um relatório de prestação de contas.
Aberta: a despesa já foi incluída em um relatório, mas esse relatório ainda não foi enviado para aprovação.
Se a despesa estiver com o status Avulsa ou Aberta, basta:
Clicar na aba de "Despesas";
Clicar no botão "Ações" na frente da despesa que deseja excluir;
Selecionar a opção "Excluir".
Pronto! A despesa será excluída da plataforma.
⚠️ Importante: Se a despesa estiver com o status Enviado, Aprovado ou Pago, o botão de Ações não ficará disponível.
Nesse caso, o aprovador da empresa precisa reprovar o relatório que contém a despesa. Assim que o relatório reprovado retornar para você, será possível reabri-lo e excluir a despesa manual.
DESPESA DE CARTÃO VEXPENSES
As despesas realizadas com o Cartão VExpenses são criadas automaticamente na plataforma e, por padrão, não podem ser excluídas.
A exclusão só será permitida quando ocorrer um estorno total da transação. Após a confirmação do estorno, o botão Excluir despesa ficará disponível e, se a despesa estiver com o status avulsa ou aberta, será possível deletá-la.
DESPESA IMPORTADA PARA CONCILIAÇÃO BANCÁRIA
Algumas empresas utilizam a importação de despesas de cartão para a conciliação de faturas bancárias. Nesses casos:
As despesas são criadas automaticamente na plataforma;
Elas ficam disponíveis na aba Despesas;
Precisam ser conciliadas com a fatura enviada pelo banco, na aba Conciliações.
Por padrão, essas despesas não podem ser excluídas. No entanto, algumas empresas permitem a exclusão por meio de uma configuração interna.
⚠️ Se você precisar excluir uma despesa importada pelo banco, verifique com o administrador da sua empresa se essa opção está habilitada.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso Suporte através do e-mail: suporte@vexpenses.com, ou através de nosso chat online, localizado no canto direito de sua tela!