Assim como os centros de custos, os projetos têm a função de ajudar a classificar as despesas realizadas pelos funcionários da empresa. Durante o preenchimento da despesa, o usuário pode realizar o rateio do gasto de acordo com a porcentagem paga por cada projeto, facilitando a conferência da divisão do valor.
Essa categorização permite que, posteriormente, a empresa possa extrair relatórios para gerenciar qual projeto realizou mais ou menos gastos. Saiba mais sobre esse gerenciamento no artigo: Relatório de Gestão: Despesas por Projetos.
Nesse artigo, te ensinaremos como realizar o rateio entre projetos no lançamento das suas despesas, através do site.
COMO REALIZAR O RATEIO POR PROJETO ATRAVÉS DO SITE
1. Acesse a aba de "Despesas", no menu lateral esquerdo do site.
Caso você já tenha despesas criadas e deseja adicionar projetos dentro delas, basta buscar as despesas com o status "Avulsas", "Abertas" ou "Reprovadas", que indicam que podem ser editadas. Nas despesas "Reprovadas", é necessário reabrir o relatório para conseguir editá-las.
Porém, caso você precise criar uma despesa nova, clique em "Adicionar"
2. Ao abrir a despesa já criada, ou a despesa que você está criando, clique em "Selecionar Projeto (Rateio)" para escolher entre os projetos disponíveis.
3. Em seguida, escolha o projeto que deseja selecionar para o rateio dessa despesa. Você pode escolher entre 1 e 50 projetos.
Para selecionar mais de um projeto para ratear a despesa, clique no botão verde (+), e selecione o nome do projeto.
Para realizar a remoção de um dos rateios inseridos, basta clicar no botão vermelho com o sinal menos (-).
Ao selecionar ou remover projetos, o valor do rateio será calculado automaticamente, com base no valor total da despesa. Porém, você pode modificar a distribuição do valor, se desejar.
4. Prontinho, seu rateio foi realizado com sucesso! Após isso, termine de preencher sua despesa e selecione o relatório onde ela vai ficar inserida.
Ao finalizar a inserção de despesas em seu relatório, basta enviá-lo para aprovação e o aprovador da sua empresa poderá verificar todas as despesas contidas no relatório e rateios efetuados nas despesas.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso Suporte através do email: suporte@vexpenses.com, ou através de nosso chat online, localizado no canto direito de sua tela!