Além do lançamento de despesas, o VExpenses também possui a solução de lançamento de percursos via aplicativo ou site!
Os percursos funcionam de forma que o usuário pode registrar as rotas realizadas para a empresa, tendo sua quilometragem e caminhos registrados. Assim, a empresa pode prosseguir com o reembolso por quilometro rodado para seus funcionários!
Nesse artigo, ensinaremos como é possível utilizar os tipos de percursos disponíveis em nosso site, sendo dois tipos de rotas:
Além dessas modalidades, o VExpenses também a solução de percursos via GPS que deve ser utilizada apenas no aplicativo. Saiba mais no artigo: Como criar percursos através do aplicativo.
PERCURSO MANUAL
O percurso manual funciona para registrar exatamente a quilometragem total de um trajeto, após o mesmo já ter acontecido. Nessa modalidade também é possível inserir um comprovante, que pode ser uma imagem ou um arquivo em PDF, para apoiar sua comprovação da rota.
1. Para iniciar a criação de uma rota manual, vá até o menu lateral esquerdo do site e clique na opção "Despesas".
2. No painel de despesas, clique em "Adicionar" .
3. Em seguida, selecione a opção "Rota manual".
4. Para criar uma rota manual é necessário preencher os campos abaixo:
- Comprovante (Uma imagem ou um PDF que comprove o gasto)
- Descrição (Título da despesa)
- Moeda (De acordo com a moeda original do gasto)
- Data (Data em que o gasto ocorreu)
- Quilometragem: (De acordo com o total da quilometragem rodada na rota)
- Centro de Custo (Possível escolher 1 opção entre as disponibilizadas)
- Forma de Pagamento (Possível escolher 1 forma de pagamento, considerando como a despesa foi paga)
- Projeto (Possível escolher 1 ou no máximo 50 projetos para adicionar em sua despesa)
- Observação (Se necessário adicionar detalhes a mais)
Caso a sua empresa tenha criado um trecho pré-cadastrado para ser utilizado na criação de rotas, basta clicar em "Trechos pré cadastrados" e selecionar o trecho. Assim, os campos de "descrição" e "quilometragem" e "moeda" serão preenchidos automaticamente, considerando a descrição do trecho, o total de quilometragem e a moeda que sua empresa cadastrou para essa rota.
5. Após o preenchimento, clique em "Avançar".
6. Em seguida, adicione em qual relatório a rota manual será inserida. Sua rota apenas pode ser inserida em relatórios com o status "Aberto", mas caso você não tenha criado um relatório anteriormente, crie um novo clicando em "Criar relatório".
7. Ao finalizar, clique em "Criar despesa" e a rota manual será salva.
Você pode inserir várias rotas dentro de um mesmo relatório, e, por fim, enviá-lo para aprovação, para que sua empresa faça a validação. Saiba como realizar esse processo no artigo: Como enviar relatórios para aprovação através do site.
PERCURSO POR MAPA
O percurso via mapa funciona para registrar os endereços pelos quais o usuário passou em sua rota, gerando um mapa final do trajeto realizado.
1. Para iniciar a criação de uma rota manual, vá até o menu lateral esquerdo do site e clique na opção "Despesas".
2. No painel de despesas, clique em "Adicionar"
3. Em seguida, selecione a opção "Rota pelo mapa".
4. Escreva os endereços de acordo com a ordem em que o trajeto foi realizado. Para adicionar mais locais, clique na opção "Adicionar novo local". Após preencher os endereços por onde passou, clique em "Avançar".
5. Em seguida, é necessário finalizar o preenchimento das informações do percurso. Para isso, adicione as informações de:
- Descrição (Título da despesa)
- Moeda (De acordo com a moeda original do gasto)
- Data (Data em que o gasto ocorreu)
- Centro de Custo (Possível escolher 1 opção entre as disponibilizadas)
- Forma de Pagamento (Possível escolher 1 forma de pagamento, considerando como a despesa foi paga)
- Projeto (Possível escolher 1 ou no máximo 50 projetos para adicionar em sua despesa)
- Observação (Se necessário adicionar detalhes a mais)
6. Em seguida, adicione em qual relatório a rota por mapa será inserida. Sua rota apenas pode ser inserida em relatórios com o status "Aberto", mas caso você não tenha criado um relatório anteriormente, crie um novo clicando em "Criar relatório".
7. Ao finalizar, clique em "Criar despesa" e a rota por mapa será salva.
Você pode inserir várias rotas dentro de um mesmo relatório, e, por fim, enviá-lo para aprovação, para que sua empresa faça a validação. Saiba como realizar esse processo no artigo: Como enviar relatórios para aprovação através do site.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso Suporte através do email: suporte@vexpenses.com, ou através de nosso chat online, localizado no canto direito de sua tela!