As aprovações têm como função permitir que pessoas dentro da empresa verifiquem as despesas dos funcionários e decidam se os gastos devem ser aprovados ou reprovados.
No VExpenses, existem duas modalidades da aprovação, via Centro de Custos ou via Membros de Equipe.
Caso você tenha dúvidas sobre como definir um fluxo ou alçada de aprovações para sua empresa, consulte nosso artigo: Alçada de aprovação: o que é e como torná-la eficiente.
FAQ - DÚVIDAS SOBRE FLUXO DE APROVAÇÃO
1. É possível enviar despesas fora de um relatório para aprovação?
Não é possível enviar para aprovação Despesas Avulsas, sendo necessário que as mesmas estejam inseridas em um Relatório. Caso não saiba como criar um Relatório, consulte este artigo.
2. Como um usuário pode se tornar Aprovador de um Fluxo de Aprovação?
Para que um usuário se torne um aprovador, ele deverá ser cadastrado em um Fluxo de Aprovação. A configuração é realizada da seguinte maneira:
Configurações ► Fluxos de aprovação ► Editar ► Adicionar
o usuário que deseja em sua respectiva etapa de
aprovação ► Finalizar.
3. Como realizar as configurações para que um membro envie relatórios para aprovação?
Para que um Membro de Equipe possa enviar relatórios para um aprovador, ele deverá fazer estar vinculado como membro de um fluxo, ou a um centro de custo participante do fluxo.
Essa aprovação pode ter um vínculo via membro de equipe, ou via centro de custos. Para saber as diferenças leia os artigos: Fluxo de Aprovação por Centro de Custo e Cadastro de Fluxos de Aprovação por Membros de Equipe
4. Posso realizar aprovações somente via site?
Você pode aprovar/reprovar relatórios pela plataforma WEB ou pelo aplicativo móvel!
5. É possível realizar a reprovação de apenas algumas despesas do relatório?
Dentro de um mesmo relatório podem haver despesas reprovadas e aprovadas. Entretanto, caso uma despesa contida no relatório tenha seu status "Reprovado", o relatório também constará com o mesmo status de "Reprovado".
6. O que ocorre quando um relatório é reprovado?
Se um relatório é reprovado, ele volta automaticamente ao usuário criador, mesmo se o Fluxo de Aprovação conte com mais de um aprovador. Ou seja, se um relatório é reprovado, o mesmo não passará pelas outras etapas do fluxo.
O usuário criador conseguirá identificar quais foram as despesas aprovadas ou reprovadas.
Ele não precisará fazer todos os lançamentos novamente, pois pode reabrir o relatório para editá-lo, realizar as adequações necessárias, e, por fim, finalizar o envio do relatório para aprovação novamente.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso Suporte através do email: suporte@vexpenses.com, ou através de nosso chat online, localizado no canto direito de sua tela!