Sua empresa realiza o ERP Omie e o integrou com o VExpenses, mas você ainda possui dúvidas de como essa integração funciona na prática?
Nesse artigo, separamos informações pertinentes para os usuários que já realizaram a integração, mas que ainda possuem dúvidas de como ela ocorre.
FAQ - DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A INTEGRAÇÃO OMIE
1. Meu relatório foi aprovado, mas não integrou com a OMIE. O que fazer?
Se o seu relatório não integrou é preciso investigar se existe algum requisito da integração faltando. Para isso, siga os passos abaixo:
- E-mail e tag de funcionário:
Dentro da OMIE, verifique o e-mail do colaborador e cheque se ele é igual ao e-mail cadastrado no VExpenses. Além disso, certifique-se de que o usuário possui a tag "funcionário" no cadastro de fornecedor na OMIE.
- Vinculo de tipo de despesas
Verifique se os tipos de despesas dentro do relatório em questão foram vinculados com a OMIE. Para isso, vá até:
Configurações > Integrações > Omie > Configurar > Vincular tipo de despesas
Selecione a categoria correspondente ao tipo de despesa da OMIE e salve.
- Usuário não foi sincronizado com o VExpenses
Se o usuário ainda não foi sincronizado dentro do VExpenses, siga o passo a passo:
Clique na aba de "Configurações" > Selecione "Integrações" > Ao lado do logo da Omie, clique em "Configurar" > Selecione a opção "Sincronizar".
Após isso, uma mensagem aparecerá na tela indicando se a sincronização ocorreu com sucesso ou falhou.
O usuário precisa estar sincronizado com sucesso para que seus relatórios possam integrar efetivamente.
- Reenviando o relatório para aprovação
Por fim, depois de realizar todos os ajustes necessários você deve reenviar o relatório para a OMIE. Para isso, siga o passo a passo abaixo dentro do VExpenses:
Clique na aba de Configurações ► Selecione "Integrações" ► Ao lado do logo da Omie, clique em “Configurar” ► Desça até o final da página ► Filtre a data e status do relatório ► Clique nas setas para reenviar o relatório.
Ao ser enviado para OMIE com sucesso, o relatório sairá da aba de pendentes e passará a ficar com o status de "Sucesso".
2. Com qual status os relatórios são integrados com a OMIE?
Apenas os relatórios que constam como "Aprovados" no VExpenses são integrados com a OMIE. Pois esse status indica que a todos os aprovadores da empresa já realizaram a validação do relatório e estão de acordo com ele.
Os relatórios com os demais status, como: aberto ou enviado, não realizam a integração automática.
3. Quais informações das despesas criadas no VExpenses são integradas com a OMIE?
Dentro do VExpenses é possível criar diversas despesas com tipos diferentes e agrupa-las dentro de um relatório.
Quando aprovado, esse relatório será enviado para a OMIE, de forma que as despesas com o mesmo tipo são somadas e agrupadas no "Contas a Pagar".
Dessa forma, são integradas as seguintes informações:
- Tipo de despesa
- Valor
- Data da despesa
- Tipo reembolsável ou não reembolsável
Dentro do Contas a Pagar da OMIE, ao clicar sobre o título que deseja verificar, é possível encontrar o link do relatório do VExpenses, que ao ser inserido na URL do seu navegador, será gerado em PDF.
4. Ao marcar um relatório como Pago na OMIE, essa informação será enviada para o VExpenses?
Sim! Ao marcar o relatório como pago na OMIE, o relatório mudará para o status "Pago" dentro do VExpenses.
5. As despesas reembolsáveis e não reembolsáveis são separadas quando relatório é integrado?
Sim! Caso uma despesa tenha sido marcada no VExpenses com a forma de pagamento "não reembolsável", dentro do Contas a Pagar ela entrará como um item separado das despesas reembolsáveis, a fim de evitar duplicações de pagamento.