A funcionalidade Pix VExpenses permite que colaboradores que possuem um cartão individual VExpenses realizem transferências via Pix para despesas corporativas.
❗Importante: não é possível receber valores via Pix, apenas enviar.Para utilizar o Pix, a empresa deve ter obrigatoriamente a autenticação em dois fatores (MFA) por aplicativo autenticador habilitada, garantindo uma camada extra de segurança no acesso à plataforma.
Se sua empresa já possui a Funcionalidade PIX ativada siga o passo a passo abaixo para começar a usar!
Sumário
3: Como preencher uma despesa de PIX para prestação de contas
Primeiro acesso ao Pix
1️⃣ No aplicativo, toque em “Pix” na parte superior da tela. Você também pode acessar por: Menu > Pix ou Menu > Cartões > Pix.
A funcionalidade PIX só será visível após o usuário vincular um cartão individual!
2️⃣ Na primeira utilização, será exibido um guia rápido explicando a funcionalidade.
3️⃣ Em seguida, será necessário realizar o onboarding de segurança para validar sua identidade.
Tenha em mãos um documento original com foto e CPF. Os documentos aceitos são: RG, CNH ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiro).
❗Caso falte qualquer dado durante a validação, ela será reprovada automaticamente.Após a captura correta do documento, a aprovação ocorre de forma imediata!
Como realizar um Pix?
1️⃣ No aplicativo, selecione “Pix” e escolha a forma de envio:
Inserir a chave Pix manualmente
Pix Copia e Cola
Ler QR Code
2️⃣ Informe o valor da transferência e, se desejar, adicione um comentário.
💡 É necessário ter saldo suficiente no cartão para cobrir o valor da transferência + taxa3️⃣ Após inserir os dados para transferência, confirme se estão corretos! Os dados para conferência são:
Valor da transação e taxa
Nome e chave do beneficiário
Tipo e instituição da chave
Data da transferência e mensagem (se adicionada)
4️⃣ Por fim, digite a senha do seu cartão VExpenses para confirmar. Após a conclusão:
O comprovante será exibido na tela do aplicativo.
Uma despesa automática será criada na aba “Despesas” para prestação de contas.
Como preencher uma despesa de PIX para prestação de contas
1️⃣ Assim que realizar o PIX, uma despesa avulsa é criada automaticamente para você na aba "Despesas". Não é necessário criar a despesa manualmente!
Ela será sinalizada com a tag "pix vexpenses"
2️⃣ Alguns dados serão preenchidos automaticamente. Neste caso, basta preencher os campos:
- Comprovante: anexe nota fiscal da despesa
- Tipo de despesa: selecione as opções disponíveis na sua empresa, de acordo com o gasto realizado
- Relatório: escolha o relatório no qual a despesa será incluída. Toda despesa precisa estar vinculada a um relatório para ser enviada à aprovação
- Centro de custo: selecione conforme as opções da sua empresa
-
Projeto (opcional): caso exista um projeto vinculado à despesa.
📌 O comprovante de Pix não substitui a nota fiscal. Portanto, é necessário anexar a nota fiscal da despesa no anexo da nota fiscal da despesa gerada automaticamente.4️⃣ Depois de preencher tudo, basta salvar e enviar o relatório para aprovação:
Menu principal > Todos os relatórios > selecione o relatório > Enviar relatório
Prontinho! Agora, o seu relatório foi enviado para conferência dos aprovadores da sua empresa.
Perguntas Frequentes (FAQ)
1. Existe limite por transação no Pix?
Sim. Existe um limite por transação no Pix. Para consultar o limite e as taxas aplicadas ao cartão, entre em contato com o Gestor de contas da sua empresa.
2. Onde visualizar as transações realizadas?
Todas as transferências ficam registradas no extrato do cartão.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso Suporte através do e-mail: suporte@vexpenses.com, ou através de nosso chat online, localizado no canto direito de sua tela!