Se você recebeu um aviso informando que é necessário regularizar a conta de cartões da sua empresa e quer entender melhor esse processo, continue a leitura do artigo!
Vamos explicar por que essa atualização é necessária, como realizar o preenchimento e como seguir utilizando os serviços de cartões mesmo durante a regularização.
Sumário:
- Por que preciso regularizar a conta de cartões?
- Como regularizar a conta de cartões?
- Posso continuar usando os cartões durante a regularização?
- O que acontece se eu não regularizar?
Por que preciso regularizar a conta de cartões?
A regularização é uma exigência do Banco Central do Brasil (Bacen), que solicita a atualização cadastral anual das contas vinculadas a Instituições de Pagamento (IPs) e Instituições Financeiras (IFs).
Essa obrigatoriedade está prevista na Instrução Normativa BCB nº 330/2022 e na Resolução BCB nº 209/2022, que regulamentam o registro e atualização dos dados no sistema Unicad, cadastro utilizado pelo Bacen.
Por isso, empresas com contas de cartões ativas há mais de um ano passam por uma reanalise, e se identificado alguma inconsistência será necessário atualizar as informações. Caso a conta tenha sido criada há menos de um ano, não é necessário se preocupar com a regularização neste momento.
Como regularizar a conta de cartões?
Se for necessário regularizar sua conta, você como Gestor de Contas verá um aviso ao acessar a aba de Cartões dentro da plataforma. Esse aviso informará que é preciso atualizar os dados cadastrais da empresa.
Basta clicar em “Regularizar conta” e preencher as informações solicitadas conforme registrado na Receita Federal, como razão social, nome fantasia, dados dos sócios, entre outros.
Atenção: tenha em mãos os documentos da empresa para agilizar o preenchimento, e finalizar ao começar o preenchimento. Não se esqueça de salvar!
Posso continuar usando os cartões durante a regularização?
Sim! Mesmo durante o preenchimento e envio dos dados, sua empresa poderá continuar realizando a gestão de cartões normalmente.
O que acontece se eu não regularizar?
Se a regularização não for concluída, a conta de cartões da empresa será bloqueada e você não conseguirá utilizá-la até que os dados sejam atualizados.
Por isso, ao identificar o aviso na aba de Cartões, recomendamos que inicie o processo de regularização o quanto antes para garantir o uso contínuo da funcionalidade.