Após reservar o hotel e/ou a passagem aérea e obter a aprovação do aprovador de viagens da sua empresa, essas reservas serão emitidas e, após serão criadas automaticamente como despesas na plataforma. Isso facilita o controle e o envio das suas prestações de contas.
Quer saber como finalizar esse processo? Vamos ao passo a passo!
Sumário
1- PRESTAÇÃO DE CONTAS DE VIAGENS PELA WEB
2- PRESTAÇÃO DE CONTAS DE VIAGENS PELO APLICATIVO
PRESTAÇÃO DE CONTAS DE VIAGENS PELA WEB
1️⃣ Localize a despesa gerada
Assim que sua reserva for aprovada e emitida, uma despesa avulsa é criada automaticamente para você na aba "Despesas". Não é necessário criar a despesa manualmente!
Para reservas de hotel, a despesa será gerada com a data do check-in. Portanto, filtre suas despesas a partir dessa data.
- Para reservas feitas com o cartão VExpenses Viagens, a emissão é realizada após a confirmação do pagamento. O hotel pode levar até 10 dias após o checkout para processar a reserva. Portanto, se a despesa automática para prestação de contas ainda não tiver sido criada, aguarde esse prazo.
Para reservas de passagens aéreas, a despesa será gerada com a data de solicitação da reserva. Filtre suas despesas a partir dessa data.
- Para reservas feitas com o cartão VExpenses Viagens, a emissão é realizada após a confirmação do pagamento.
2️⃣ Confira os dados da despesa
Clique na despesa e depois em "Editar". Algumas informações já virão com alguns campos preenchidas automaticamente.
- Descrição: Nome do hotel ou rota do voo.
- Moeda: Definida conforme a reserva.
- Valor: Total da reserva (incluindo tarifas das companhias e dos hotéis).
- Tipo: tipo de despesa, sendo, "Aéreo VExpenses" para passagens e "Hotel VExpenses" para hospedagens.
- Data da despesa: Check-in do hotel ou data de pagamento do aéreo.
- Reembolsável: Indica se a despesa é ou não reembolsável.
-
Comprovante: Voucher do voo ou nota de débito do hotel, inserida automaticamente após a emissão das reservas.
A VExpenses não emite nota fiscal 'NF' de hospedagem, mas sim disponibiliza uma nota de débito anexada na despesa criada. - Forma de pagamento: Preenchido automaticamente de acordo com a forma de pagamento cadastrada na empresa.
- Centro de custo: preenchido no momento de realizar a reserva.
- Projeto: caso tenha sido preenchido no momento de realizar a reserva.
Os campos Centro de Custo e Projeto são editáveis antes do envio
para aprovação.
3️⃣ Crie um relatório para enviar a prestação de contas
Após conferir os dados da despesa com os campos necessários clique em "Avançar".
Será necessário inserir essa despesa em um relatório para seguir com a prestação de contas. Caso você não tenha um relatório em aberto clique em "Adicionar relatório".
Após definir o nome para o seu relatório, e o centro de custos clique em "Salvar".
4️⃣ Insira a despesa no relatório
A tela será atualizada para que você selecione a despesa no relatório recém-criado. Em seguida, clique em "Salvar".
Se tiver outras reservas vinculadas a essa viagem, basta seguir o mesmo passo a passo. No exemplo acima, utilizamos uma reserva de aéreo, mas você também pode adicionar uma reserva de hotel ao mesmo relatório para a prestação de contas.
Para isso, repita o processo e filtre pela data de check-in da reserva de hotel. Já para reservas de aéreo, o filtro deve ser feito pela data de solicitação e emissão da reserva.
Em seguida, clique na reserva, preencha os campos pendentes e selecione o relatório criado.
5️⃣ Envie o relatório para aprovação
Após inserir todas as despesas no relatório, você pode envia-lo para o seu aprovador! Acesse "Relatórios" > "Abertos". Clique nos três pontinhos ao lado do relatório e selecione "Enviar para aprovação".
PRESTAÇÃO DE CONTAS DE VIAGENS PELO APLICATIVO
1️⃣ Localize a despesa gerada
Assim que a reserva é aprovada e emitida pelo aprovador de viagens da empresa, é criada uma "Despesa avulsa" para cada reserva separadamente.
Acesse a tela principal do app ou o menu (três barrinhas), ao lado do botão "+" para visualizá-la.
2️⃣ Confira os dados da despesa
Os campos preenchidos automaticamente são os mesmos descritos da versão web neste artigo, sendo:
- Descrição: Nome do hotel ou rota do voo.
- Moeda: Definida conforme a reserva.
- Valor: Total da reserva (incluindo tarifas das companhias e dos hotéis).
- Tipo: tipo de despesa, sendo, "Aéreo VExpenses" para passagens e "Hotel VExpenses" para hospedagens.
- Data da despesa: Check-in do hotel ou data de pagamento do aéreo.
- Reembolsável: Indica se a despesa é ou não reembolsável.
- Comprovante: Voucher do voo ou nota de débito do hotel.
- Forma de pagamento: Preenchido automaticamente de acordo com a forma de pagamento cadastrada na empresa.
- Centro de custo: preenchido no momento de realizar a reserva.
- Projeto: caso tenha sido preenchido no momento de realizar a reserva.
Os campos Centro de Custo e Projeto são editáveis antes do envio
para aprovação.3️⃣ Crie ou selecione um relatório
Após clicar no campo "Relatório" na despesa, escolha um relatório em aberto ou crie um novo. Insira a descrição (nome desse relatório) e o centro de custos, depois clique em "Salvar".
4️⃣ Adicione mais despesas ao relatório
Se houver outras despesas de viagem, repita o processo e adicione todas ao mesmo relatório.
5️⃣ Envie o relatório para aprovação
No menu principal, selecione "Relatórios pendentes". Em seguida, clique em "Enviar relatório". Pronto! Agora, a prestação de contas de sua viagem está completa!